segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Designer da Pira Olímpica

 

Couldron-Heatherwick-resized-681x1024

O que mais me encantou na olímpiada foi sem dúvidas a pira olímpica diferente de todas que me lembro. Thomas Heatherwick é o responsável pelo desenho da pira escultura. Hora parecendo uma uma flor a gigantesca escultura se abre e se fecha elevando o fogo olímpico. O designer tem ainda uma coleção de a poltrona Spun fabricada pela Italiana Magis e outros itens. Além disto o estúdio foi responsável pela revitalização dos tradicioanis ônibus de dois andares londrinos. A pira, uma complexa estrutura de 204 barras de ferro e com elementos móveis de cobre em forma de pétala, representando as nações participantes dos Jogos, foi acesa centro do recém-construído Estádio Olímpico.

spun_BIG_1_Credit-Magis_s_crop-1280x824

A poltrona Spun fabricada pela Italiana Magis

311_04_in-use_CREDIT_Susan-Smart_HR-1280x852

A Pira

hp_Cauldron_LOCOG_s-1280x817

Ao chegar em Londres, cada uma das equipes nacionais concorrentes nos Jogos Olímpicos de 2012 recebeu um objeto especial, inscrita com o nome de seu país. Cada ligeiramente diferente do outro, esses objetos têm formas escultural bonitas, feitas em cobre polido.Durante a cerimônia de abertura, as equipes entraram no Estádio Olímpico, um membro da equipe escolhida tendo objeto precioso de seu país. Um por um, em uma clareira no centro da multidão crescente de atletas, esses artefatos foram colocados como oferendas, formando um padrão de grande escala sobre o fundamento de que irradia como as pétalas de uma flor.Quando o último desses pétalas tivesse sido iluminado pela Tocha Olímpica de Londres 2012, o primeiro começou a crescer silenciosamente a partir do solo, realizado para cima em um longo caule fino, seguido, em ondas circulares por todos os outros. Durante o próximo minuto ou assim, as chamas 204 separados convergiram para formar uma grande chama da unidade subindo para o céu, tornando esta uma escultura gigante cinética no centro do estádio, que simboliza a união em paz das nações 204 para duas semanas de competição desportiva.No encerramento dos Jogos, a pira olímpica irá abrir para fora e dividir mais uma vez em seus objetos constituintes. Quando cada país levou para casa seu próprio objeto, como uma lembrança deste evento desportivo mais importante, a pira de 2012 deixará de existir. Como uma flor que desabrocha apenas durante o período da competição, é uma representação temporária da união extraordinária transitória que é uma Olimpíada.

O Estúdio

Fundada por Thomas Heatherwick em 1994, Heatherwick estúdio é reconhecido por seu trabalho na arquitetura, infra-estrutura urbana, escultura, design, mobiliário e pensamento estratégico. Os membros da equipe vêm de origens disciplinares que incluem arquitetura, design de produto, a tomada de modelo, fabricação, projeto paisagístico, arte e curadoria. Diretores Associados Heatherwick Studio incluem o ex-diretor da Regeneração e Meio Ambiente do bairro londrino de Southwark, Fred Manson, que encomendou a Tate Modern, Peckham Library e a Ponte do Milênio, e o engenheiro estrutural Ron Packman. Thomas é um membro honorário do RIBA e um Senior Fellow do Royal College of Art. Ele é o destinatário de doutorados honorários de quatro universidades britânicas - Sheffield Hallam, Brighton, Dundee e Manchester Metropolitan. Ele ganhou o Prêmio Príncipe Philip Designers e em 2006, foi o mais jovem praticante a ser nomeado Designer Real da Indústria. Ele atuou em vários painéis de julgar e consultivo e tem dado palestras, tutoriais e palestras na Escola Bartlett de Arquitetura, de Londres, Victoria and Albert Museum e na Universidade de Yale. Heatherwick Studio opera a partir de instalações em Kings Cross, o centro de Londres. Parte do estúdio sempre foi um workshop para modelos que fazem, peças experimentais e protótipos. Com este recurso, foi possível para Heatherwick Studio para atuar como um contratante em seus projetos. Clientes Heatherwick Studio incluem: promotores imobiliários, empresas de capital limitados, fundos soberanos, comunidades religiosas, o governo britânico, autoridades locais, instituições de caridade, uma escola, um hospital, uma empresa de bagagem, fazendas, museus e particulares.

Mais sobre o designer e suas criações em http://www.heatherwick.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e breve ele será publicado obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...